Strict Standards: Static function JDatabase::test() should not be abstract in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/database/database.php on line 350

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/intelect/public_html/configuration.php:1) in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 462

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/intelect/public_html/configuration.php:1) in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 462

Strict Standards: Accessing static property JCache::$_handler as non static in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/cache/cache.php on line 394

Strict Standards: Accessing static property JCache::$_handler as non static in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/cache/cache.php on line 396

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/system/jblibrary/jblibrary.php on line 26

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/system/jblibrary/jblibrary.php on line 55

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/system/jblibrary/jblibrary.php on line 114
Qual a diferença entre produto e marca?
Aumentar Diminuir


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/modules/mod_ev_procura/helper.php on line 7

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/content/jw_simpleImageGallery/jw_simpleImageGallery.php on line 31

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/content/jw_simpleImageGallery/jw_simpleImageGallery.php on line 32

Qual a diferença entre produto e marca?

Você sabe qual é a diferença entre produto e marca? Para uns, soa como algo óbvio. Ao mesmo tempo, para outros, produto e marca estão tão ligados que separar esses dois conceitos parece complicado.

Mas não é. Aqui vai um exemplo prático: algumas pessoas estão tão habituadas a relacionar determinado produto a uma marca, que quando vão comprar uma lâmina de barbear, pedem por uma Gillette. Pensando nisso, explicaremos no post de hoje os conceitos de produto e marca, e o que cada um representa na mente dos clientes. Vamos lá?

Produto

Produtos possuem diversas características que, juntas, satisfazem as necessidades dos clientes. Ingredientes, funcionalidades, objetivos e necessidades são algumas características desses produtos. No entanto, com uma concorrência cada vez maior no mercado, certos produtos — de uma determinada categoria — não conseguem se diferenciar muito uns dos outros. Isso pode ser observado, por exemplo, quando você decide comprar sabão em pó. Nesse caso, todos os produtos da categoria têm a função de limpar as roupas e possuem características semelhantes. O que pode variar entre um e outro é o preço e a qualidade. E essas variações nos levam ao próximo tópico deste post: a marca.

Marca

Se por um lado o produto é criado com a função de suprir uma necessidade, a marca, por sua vez, está diretamente relacionada às emoções. Elas envolvem valor, qualidade, relacionamento, confiabilidade entre outros fatores que consideramos ao escolher um produto em vez de outro. Os clientes, geralmente, não se encantam com produtos — uma vez que a maioria é muito parecida entre si, no quesito satisfação de necessidades. O que faz eles se apaixonarem é o que o que as marcas são capazes de transmitir: segurança, confiança, status e, praticamente, tudo o que está relacionado ao emocional das pessoas. Por isso, é muito comum que as pessoas acabem comprando um produto pela marca em vez de escolherem considerando apenas o produto. Sendo assim, é muito importante que uma empresa invista em sua marca, para que ela transmita bons valores e emoções aos clientes.

Afinal, qual é a diferença entre produto e marca?

De um modo geral, podemos dizer que produtos de uma mesma categoria exercem funções bastante semelhantes entre si. Dessa forma, é a marca que cria um diferencial entre esses produtos — a partir de seus valores, padrões de qualidade etc —, definindo a maneira como as pessoas se sentem com relação aos produtos de uma empresa. Quando uma pessoa precisa comprar uma camisa nova, por exemplo, é bem provável que ela procure por uma marca específica. Nesse caso, qualquer camisa (produto) seria capaz de satisfazer a necessidade, mas as pessoas costumam realizar uma compra quando têm necessidades mais específicas. Empresas que conseguem criar marcas de grande valor no mercado e fazer com que seus produtos se tornem referência, seguramente, conhecem as diferenças entre produto e marca — considerando o papel que cada um desempenha perante seus clientes. Essa distinção é importante para que elas invistam em qualidade e em outros diferenciais, criando uma reputação no mercado. E você, já sabe diferenciar produtos de sua marca? Deixe suas dúvidas e opiniões sobre o assunto em nossos comentários.

 

Por Luciano Montelatto

Fonte: Portal Administradores


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/modules/mod_ev_comments/helper.php on line 16

Comentários

Os comentários no site são controlados por moderador.
Num prazo máximo de 24 horas, seu comentário será publicado ou rejeitado.
Agradecemos a sua compreensão.
Nome:
E-mail:
Ver e-mail: Não | Sim



Rua João Carvalho 800 - Sala 1309 Cobertura
Edifício Talent Center - Aldeota
CEP: 60.140-140 - Fortaleza - CE
Telefax: (85) 3055.3993