Strict Standards: Static function JDatabase::test() should not be abstract in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/database/database.php on line 350

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/intelect/public_html/configuration.php:1) in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 462

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/intelect/public_html/configuration.php:1) in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 462

Strict Standards: Accessing static property JCache::$_handler as non static in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/cache/cache.php on line 394

Strict Standards: Accessing static property JCache::$_handler as non static in /home/intelect/public_html/libraries/joomla/cache/cache.php on line 396

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/system/jblibrary/jblibrary.php on line 26

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/system/jblibrary/jblibrary.php on line 55

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/system/jblibrary/jblibrary.php on line 114
O emissor tem que saber qual o seu papel na produção de noticias
Aumentar Diminuir


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/modules/mod_ev_procura/helper.php on line 7

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/content/jw_simpleImageGallery/jw_simpleImageGallery.php on line 31

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/plugins/content/jw_simpleImageGallery/jw_simpleImageGallery.php on line 32

O emissor tem que saber qual o seu papel na produção de noticias

Os jornalistas produzem um produto que satisfaz o desejo do cidadão. Um produto diferenciado, com regras definidas como a perseguição da exatidão, da ética e do interesse público.

Hoje, ele utiliza tanto as plataformas tradicionais como as novas mídias nascidas no bojo da internet. Esta proporciona um foco apurado no públco-alvo, compartilhamento de informações, colaboração para a construção da noticia, integração entre as partes e a utilização em tempo real.

Os jornalistas não podem esquecer que a prioridade é o público, o mesmo que consulta 180 vezes por dia seu smartphone. Ora para se informar, ora para ajudar a construir noticia. Diante dessa realidade de múltiplas plataformas e miríades de espaços informativos, a transparência entre o receptor e o emissor é um elemento essencial. É o primeiro passo para a construção da credibilidade, o diferencial competitivo entre um espaço informativo e outro. O êxito nesse novo ecossistema depende, também, de identificar as preferências do público, sem o que não há audiência. A estratégia consiste em conhecer, encantar e surpreender o público.

Ainda que o jornalismo seja um produto indispensável para a cidadania e a democracia, o emissor tem que saber qual o seu papel na produção de noticias, o que pode fazer para atender os anseios do público e quem ele é. Para se chegar a isso é preciso inovar, abrir espaços até hoje pouco utilizados. Um deles é abrir para que o público possa discutir os critérios de jornalismo que uma empresa ou um emissor utiliza. A redação precisa estar aberta não só para receber a interatividade proporcionada pelas mídias sociais, mas a presença física de representantes do público. Pode até haver alguma reação de jornalistas em discutir com leigos os critérios de produção de noticia, mas é saudável e democrático. Em outras palavras é dar ao público-alvo não só o direito de voz, mas o de intervenção no processo.

A tendência é que a audiência não espere mais a informação, ela procura nos inúmeros espaços na internet. Quando chega em casa à noite, o cidadão já sabe da maioria das noticias e espera encontrar algo mais do que a repetição de tudo o que já viu, ouviu e leu. Vai atrás da análise, da explicação mais profunda, do comentário, da opinião sobre os assuntos divulgados durante todo o dia. Muitas dessas estratégias derivam do marketing, ainda que ainda haja por parte de alguns jornalistas uma certa resistência a ele.

Afinal, o marketing é uma atividade humana dirigida para satisfazer as necessidades e desejos através dos processos de troca (Kotler). O jornalista troca o seu trabalho pelo salário e audiência. Nas empresas jornalísticas, as informações são trocadas por dinheiro. Portanto, ainda que tenham objetivos diferenciados, marketing e jornalismo andam na paralela em busca do mesmo objetivo: credibilidade com rentabilidade. São irmãos siameses, um não existe sem o outro.

 

Por Heródoto Barbeiro

Fonte: Portal Comunique-se


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/intelect/public_html/modules/mod_ev_comments/helper.php on line 16

Comentários

Os comentários no site são controlados por moderador.
Num prazo máximo de 24 horas, seu comentário será publicado ou rejeitado.
Agradecemos a sua compreensão.
Nome:
E-mail:
Ver e-mail: Não | Sim



Rua João Carvalho 800 - Sala 1309 Cobertura
Edifício Talent Center - Aldeota
CEP: 60.140-140 - Fortaleza - CE
Telefax: (85) 3055.3993